A REDE DO CONHECIMENTO CONSISTE NUM CIRCUITO DE APRENDIZAGEM QUE OCORRE ENTRE OS ESTUDANTES. ELES SE TORNAM OS PROFESSORES! A INICIATIVA FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E DE COMPETÊNCIAS RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OU SEJA, À FALA E À ESCRITA.
AS CRIANÇAS ESCOLHEM UM TEMA QUE DOMINAM, NÃO RELACIONADO À ESCOLA, PORÉM ÀS SUAS HABILIDADES, COMO ENSINAR A FAZER UM ORIGAMI OU UMA TÉCNICA DE MÚSICA, CONSTRUIR DETERMINADO INSTRUMENTO, REALIZAR UMA AULA DE ARTES MARCIAIS, CONFECCIONAR UMA RECEITA, EXECUTAR UMA TÉCNICA DE PINTURA, DENTRE OUTROS.
“ Inspirado em uma experiência francesa chamada Universidade do Saber que, originalmente, abrange um público adulto e propõe a formação de uma comunidade de ensinantes e aprendizes dentro da universidade, porém tratando temas que não sejam relativos ao conhecimento acadêmico, o projeto foi adaptado para as crianças. Elas são convocadas a atuar como professoras, mas não de uma matéria escolar, e sim de uma habilidade ou conhecimento adquirido fora da escola.” |