ENSINO FUNDAMENTAL – CADERNO DE MEMÓRIAS DO LEITOR
OS ALUNOS DO 3º, 4º E 5º ANOS DA VILLA AMABILE, EM 2012, RECEBERAM UM CADERNO DE MEMÓRIAS! ELE FOI ESPECIALMENTE PENSADO PARA QUE PUDESSEM REGISTRAR AS EMOÇÕES VIVENCIADAS NO INCRÍVEL MUNDO DA LEITURA. O CADERNO OS ACAMPANHARÁ DURANTE VÁRIOS ANOS!
TRATA-SE, NA VERDADE, DA HISTÓRIA DO LEITOR, CONSTRUÍDA NA FORMA DE MEMÓRIAS. NESSE EXERCÍCIO DO LEMBRAR E DO RECORDAR, OS ALUNOS PODEM TOMAR COMO TEMA, POR EXEMPLO, QUESTÕES RELATIVAS A: O QUE LEU OU ESTÁ LENDO; COMO ACONTECE A SUA COMUNICAÇÃO COM OS LIVROS, COM OS AUTORES; O QUE GOSTA DE LER E POR QUE, ENTRE OUTROS PONTOS IMPORTANTES PARA COMPOR O SEU MEMORIAL. O CADERNO ACOMPANHARÁ OS ALUNOS POR 4 ANOS. NELE, SERÁ REGISTRADO TODO O PERCURSO DA CRIANÇA PELOS LIVROS DE LITERATURA.
OS ALUNOS DO 3º, 4º E 5º ANOS DA VILLA AMABILE, EM 2012, RECEBERAM UM CADERNO DE MEMÓRIAS! ELE FOI ESPECIALMENTE PENSADO PARA QUE PUDESSEM REGISTRAR AS EMOÇÕES VIVENCIADAS NO INCRÍVEL MUNDO DA LEITURA. O CADERNO OS ACAMPANHARÁ DURANTE VÁRIOS ANOS!
TRATA-SE, NA VERDADE, DA HISTÓRIA DO LEITOR, CONSTRUÍDA NA FORMA DE MEMÓRIAS. NESSE EXERCÍCIO DO LEMBRAR E DO RECORDAR, OS ALUNOS PODEM TOMAR COMO TEMA, POR EXEMPLO, QUESTÕES RELATIVAS A: O QUE LEU OU ESTÁ LENDO; COMO ACONTECE A SUA COMUNICAÇÃO COM OS LIVROS, COM OS AUTORES; O QUE GOSTA DE LER E POR QUE, ENTRE OUTROS PONTOS IMPORTANTES PARA COMPOR O SEU MEMORIAL. O CADERNO ACOMPANHARÁ OS ALUNOS POR 4 ANOS. NELE, SERÁ REGISTRADO TODO O PERCURSO DA CRIANÇA PELOS LIVROS DE LITERATURA.
REDE DO SABER
INICIAMOS, EM 2012, A REDE DO SABER. O PROJETO CONSISTE NUM CIRCUITO DE APRENDIZAGEM QUE OCORRE ENTRE OS ESTUDANTES. ELES SE TORNAM OS PROFESSORES! A INICIATIVA REPRESENTA UM INVESTIMENTO NA AUTO-ESTIMA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ALÉM DISSO, FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE E DE COMPETÊNCIAS RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OU SEJA, À FALA E À ESCRITA.
AS CRIANÇAS ESCOLHEM UM TEMA QUE DOMINAM, NÃO RELACIONADO À ESCOLA, PORÉM ÀS SUAS HABILIDADES, COMO ENSINAR A FAZER UM ORIGAMI OU UMA TÉCNICA DE MÚSICA, CONSTRUIR DETERMINADO INSTRUMENTO, REALIZAR UMA AULA DE ARTES MARCIAIS, CONFECCIONAR UMA RECEITA, EXECUTAR UMA TÉCNICA DE PINTURA, DENTRE OUTROS.
“ Inspirado em uma experiência francesachamada Universidade do Saberque, originalmente, abrange um público adulto e propõe a formação de uma comunidade de “ensinantes e aprendizes” dentro da universidade, porém tratando temas que não sejam relativos ao conhecimento acadêmico, o projeto foi adaptado para as crianças. Elas são convocadas a atuar como professoras, mas não de uma matéria escolar, e sim de uma habilidade ou conhecimento adquirido fora da escola.”
Assembleias e formação da personalidade moral: ¨O MOMENTO INSTITUCIONAL DA PALAVRA E DO DIÁLOGO!¨, PUIG.
TRANSFORMAR AS CONDUTAS ATRAVÉS DE DIÁLOGOS FORMATIVOS
AS ASSEMBLEIAS, EM 2012, RECEBERAM UM CADERNO PARA OS REGISTROS DAS ATAS DA CLASSE.
ESSA PARTE DO NOSSO CURRÍCULO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE MORAL DA CRIANÇA. TEMAS RELACIONADOS À ÉTICA, HUMANIZAÇÃO E VALORES COMO HONESTIDADE, LEALDADE E COMPORTAMENTO FAZEM PARTE DAS DISCUSSÕES QUE OCORREM NAS ASSEMBLÉIAS. Além disso, elas são implantadas nas salas de aula com o objetivo de trabalhar e enriquecer as relações interpessoais. OS PAIS, NAS REUNIÕES, PODERÃO SE INTEIRAR DAS ASSEMBLÉIAS LENDO O CADERNO DE ATAS DA CLASSE. |